Editorial
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14.11.2014

Salão do Automóvel 2014, finalmente algo de novo no ar

 

 

A Reed divulgou hoje os números do Salão do Automóvel 2014. O público foi basicamente o mesmo de 2012, cerca de 750.000 pessoas. Um dado interessante se considerarmos que os corredores não estavam lotados, as filas estavam menores, o ar estava respirável... um sinal de que a organização do evento melhorou nesta edição.

 

Em muitos stands, encontramos mais do mesmo, mas havia algo de novo no ar...

 

Publicamos ao longo do Salão, alguns destaques como a ação da MINI criada pela Bullet, que levou os jornalistas de MINI para o evento, o stand da VW, que ganhou o Prêmio de Melhor Stand de 2014 e as ações interativas de Renault e Nissan, criadas pela Hype, que conseguiram atrair a atenção do público.

 

 

O stand da Chevrolet, com o conceito de 360 graus, marcou presença no espaço. Com uma varanda no 2o piso, visível logo na entrada do pavilhão, a Vintage conseguiu criar um diferencial inteligente. Na varanda, o público podia ver de perto um Corvette, em uma experiência privilegiada. Um projeto inovador, bem executado, que merece destaque no nosso editorial.

 

 

 

 

Mas o que mais chamou a nossa atenção foi uma quebra de paradigma que aconteceu neste ano. Crianças se divertindo entre os carros, famílias passeando, executivos vestidos com elegância, entrando nos espaços VIP... Talvez esta tenha sido a grande "inovação" desta edição: o retorno do cliente, comprador em potencial. Um resultado importante, fruto do planejamento das agências, em conjunto com as montadoras.

 

  

 

 

A Audi optou por colocar seu modelo Premium dentro da sala VIP. O cliente podia, com toda exclusividade, curtir o carro bem de perto, em um ambiente privativo, fazendo simulações de cores, modelos e preços. Do lado de fora, os visitantes puderam mergulhar no conceito Audi. Destaque para a sonorização do stand, no melhor padrão “Disney”, que ficou sob responsabilidade da Flex.

 

 

 

 

Mas a grande surpresa do Salão do Automóvel 2014 foi o stand da Volvo. Surpreendente em todos os sentidos. O projeto arquitetônico remetia a características europeias, em tons de madeira com grandes superfícies envidraçadas, que permitiam que a elegância do interior da área VIP fosse quase que compartilhada pelo público. O resultado foi um stand clean e refinado.

 

A área VIP trouxe para o cliente peças de design assinado, como os lustres Bolshoi Theatre, que fazem parte da coleção Neverending Glory dos jovens designers Jan Plechac e Hennry Wielgus, joías da Amsterdam & Sauer e mobília assinada pela Saccaro. Para completar a ambientação, alimentos e bebidas de primeira qualidade.

 

 

 

 

Para conseguir criar este cenário, a lampada.ag, agência responsável pelo stand da Volvo, criou parcerias com todos esses fornecedores premium e conseguiu assim oferecer para o cliente uma imersão completa no conceito da marca, mantendo o budget previsto.

 

 

Mas as comemorações pelo trabalho realizado não tiraram da pauta das agências a questão do desgaste ocorrido nas concorrências. O tema Ética no Live Marketing fez parte das conversas nos corredores do Salão. O nosso mercado não tem mais fôlego para práticas comerciais abusivas. Mas este será o tema do próximo editorial. Por enquanto, parabéns às agências que se destacaram no Salão do Automóvel 2014!!!

 

 

 

 

 





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Editorial
Sob o olhar atento da Diretora de Redação! Nesta seção Fortunée Levi comenta e opina sobre a movimentação e as novidades do mercado.
AUTOR



Fortunée Levi
Diretora de Redação da Tempos & Movimentos.