Cases
Recomendar esta página no Facebook       


24.06.2014

Intervenção urbana da Hyundai

 

 
 
Como se diferenciar entre as milhares de ações da Copa do Mundo espalhadas pelas ruas? A Hyundai apostou em uma grande intervenção urbana em São Paulo. 
 
Criada e produzida pela Volcano Hotmind, em parceria com a agência Z+, a ação utiliza a shadow art para produzir a imagem de um jogador de futebol inteiramente com sombras de carros.
 
Como patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA™, a Hyundai queria homenagear os apaixonados pelo futebol.  E para isso, uniu luzes, criatividade artística e o passe de bola.  Mais de 100 carros em escala reduzida foram parafusados um a um, na vertical de um prédio no Itaim, em posições minuciosamente planejadas. À noite, com um banho de luz, a sombra de todos os carros juntos produz a imagem de um jogador de futebol, de 15 metros de altura, driblando com uma bola em direção ao gol.
 
“O futebol representa paixão, movimento, ação e emoção, que são atributos também associados aos carros da Hyundai e que queremos compartilhar com nossos clientes. Pretendemos trazer para o dia-a-dia das pessoas toda a alegria e a emoção desse esporte, que conquista fãs de todas as idades, nacionalidades e estilos de vida, e que tem no povo brasileiro seus mais fiéis seguidores. Nada melhor do que presentear a cidade de São Paulo com essa obra incrível durante a Copa do Mundo aqui no Brasil!”, comenta William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
 
Com a consultoria do artista visual Eduardo Srur, a obra foi desenvolvida ao longo de três meses de pesquisa e testes, em que todas as variáveis foram experimentadas: o tamanho ideal dos carros, o tamanho final da obra, posição e tipo de luz, pesquisa de cores e materiais dos modelos de carros em escala reduzida. Além de várias simulações em 3D e miniaturas foram realizadas para se chegar aos elementos finais, que foram primeiro montados no chão de um grande estúdio e depois transportados em placas para serem encaixadas como um quebra-cabeça gigante no local.
 
“O grande desafio foi chegar a um desenho final da sombra do jogador que fosse, ao mesmo tempo, impactante em termos de visual e possível de ser produzido com sombras reais de carros Hyundai”, pontua Bali Terçarolli, diretor de criação da Volcano Hotmind, que esclarece que  foi preciso “desenhar  mais de uma centena de silhuetas possíveis de jogadores de futebol em ação até chegar no formato final”. 
 
 “Tivemos que fazer uma infinidade de testes e cálculos para traduzir a realidade dos nossos modelos em 3D e miniaturas para o tamanho final. No mundo das simulações tudo é possível, mas quando multiplicamos a escala dos modelos e das luzes por dez na escala real, as dificuldades aumentam exponencialmente”, afirma Enzo Barone, Produtor da Volcano Hotmind. 
 
 “A intervenção artística tira a propaganda da caixa e faz as pessoas pensarem a paisagem da cidade de uma forma diferente. Esta obra é muito interessante por dois aspectos: a linguagem transita entre a projeção e a materialidade dos objetos. Com dezenas de esculturas suspensas que juntas irão formar o que de fato importa na composição do trabalho, que é uma pintura de sombras. Ela mantém em segredo o principal personagem do público, a imagem do jogador gigante que só é revelada à noite”, completa o artista visual, Eduardo Srur.
 
Vídeo case mostra a grandiosidade da concepção e produção do projeto. E, infelizmente, quem passa pela agitada esquina da Rua Amaury com a Avenida Brigadeiro Faria Lima não consegue ter noção do trabalho dos bastidores.
 
 
 
 
 
Serviço
Exposição até o dia 15 de Julho
Esquina da Rua Amaury com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Itaim, São Paulo. 
 
 




< voltar

Cases
Ações de destaque no mercado brasileiro. Uma ideia criativa ou uma solução inovadora, nesta seção publicamos ações de Promo e Eventos que merecem destaque na Vitrine da Tempos.
AUTOR



Viviane Salles
Editora de Redação da Tempos & Movimentos.