Editorial
Recomendar esta página no Facebook       


17.12.2014

Em 2015, limão, limonada ou caipirinha?

 

Formatura de ensino médio, de uma escola particular em São Paulo. O professor encerra o seu discurso, dizendo que o foco da escola era formar cidadãos com capacidade para colaborar, para trabalhar em conjunto, para resolver os problemas da vida com inteligência. E ele conclui perguntando aos alunos: “se a vida der um limão pra vocês, o que vocês fazem?”.

 

Os pais sorriem, à espera do previsível “limonada”. Mas o que vem como resposta é um inesperado e sonoro “caipirinha”! Gargalhadas, sorrisos desconcertados, e uma reflexão muito oportuna. Os jovens estão bebendo muito? Também... Mas esta não é a única interpretação possível.

 

2014 foi um ano difícil para todos. Um ano de espera. Um ano de expectativas que não se cumpriram. Um ano em que, aparentemente, o crime compensou.

 

Para encerrar o ano, no meio dessa nuvem cinzenta, um Fórum de Ética no Live Marketing!...

 

 

Claude Machline, Professor Emérito, fundador da EAESP/FGV,  e

Fortunée Levi, Diretora de Redação da Tempos & Movimentos

 

 

O evento se tornou um marco na história do live marketing pela presença de uma plateia de peso. O primeiro passo foi dado, e muito bem dado. Ao tratar de questões controversas como o famoso “jeitinho brasileiro”, a Lei Anticorrupção que está batendo na porta das empresas e o testemunho de executivos muitíssimo bem-sucedidos e íntegros, alguns paradigmas importantes foram quebrados.

 

Uma iniciativa que exigiu ousadia, esforço e determinação por parte dos organizadores (e também uma certa dose de insanidade...). O mercado inteiro anseia por mudanças mas muitos estão cansados de ouvirem discursos eloquentes, querem ver para crer. E, sabemos, nem todos estão dispostos a fazer a sua parte.

 

O Fórum em si vai mudar alguma coisa no mercado? Não, sem a participação de cada um, nada vai mudar. Estes conceitos precisam ser transformados em uma proposta clara e objetiva de trabalho. E esta proposta precisa ser colocada em prática.

 

Por isso, o anúncio da formação do Conselho de Ética no Live Marketing, que vai colaborar com o Comitê de Ética da AMPRO na criação da Carta de Boas Práticas no Live Marketing, foi um dos pontos mais importantes do Fórum de Ética.

 

A partir de janeiro, sob a coordenação da AMPRO e do Comitê de Marketing da ExGV, o Conselho de Ética será formado com integrantes dos diversos segmentos envolvidos (clientes, agências e fornecedores), bem como por advogados e parceiros de outras associações, como a ABMR&A, que tem experiência e resultados para compartilhar.

 

Até lá, merecidas férias, para todos nós!!!

 

Muito obrigada, a todos os nossos os leitores!! E muito obrigada aos nossos parceiros e patrocinadores!! Ficamos muito felizes pelos bons resultados que vocês conquistaram por estarem junto com a gente, neste ano de intenso movimento.

 

E como vai ser 2015? Esta é uma previsão até fácil de se fazer... Alguns vão passar o ano reclamando do limão, à espera que o outro lhe ofereça uma limonada.

 

Mas o simples fato do mercado ter participado em peso deste movimento, de ter demonstrado claramente que chegou o tempo da ação, nos leva a acreditar que este movimento pode gerar bons frutos. Porque aqueles que se unirem, certamente, vão comemorar suas realizações em 2015 com uma boa caipirinha.

 

 

 

 





< voltar

Editorial
Sob o olhar atento da Diretora de Redação! Nesta seção Fortunée Levi comenta e opina sobre a movimentação e as novidades do mercado.
AUTOR



Fortunée Levi
Diretora de Redação da Tempos & Movimentos.