Editorial
Recomendar esta página no Facebook       


01.08.2013

"Aos céticos e incrédulos, bom dia!"

  
 
                                                                                                                     
Foto: Guillermo White
 
 
"Aos céticos e incrédulos, bom dia!
Aos que acreditaram e colaboraram, bom dia e muito obrigado!"
 
Kito Mansano abriu o 1º Congresso de Live Marketing com estas palavras.
 
 
Inquieto, provocador, franco e, acima de tudo, idealista, Kito comemora o que pra ele é a maior conquista de todas: ver todos os grandes profissionais do mercado sentados lado a lado.
 
Mas não é só o Kito que se apaixonou por esta ideia. Uma passada rápida pelo Congresso, e já dava para sentir a festa do lado de fora da plenária. Encontros e reencontros, abraços animados, olhares orgulhosos… sim, a teoria deu certo! O nosso mercado unido é, no mínimo, mais feliz!!!
 
 
   
 
E quanto aos resultados tangíveis? Tivemos algum?
 
Conversei com o Kito, hoje, e a resposta dele foi fulminante:
 
"Hoje de manhã, uma grande empresa multinacional me chamou para uma reunião, querendo saber as melhores práticas que eles podem adotar, para que eles também virem referência de mercado como compradores e serviços de marketing. Esta é a melhor notícia de todas. Esta é a prova de que o nosso movimento já está dando seus primeiros frutos. O Congresso foi um sucesso!!"
 
 
Sim, a relação sustentável entre a agência e o cliente é possível. Modelos sustentáveis foram apresentados pela BR Foods, Sky e Banco Itaú e alguns clientes arrancaram aplausos espontâneos da plateia. Sim, existem clientes inteligentes, coerentes e justos! Sim, podemos pensar em construir parâmetros (e não regras!…) que vão nortear o mercado. E podemos fazer isso sem derramar sangue, nem colocando fogo no circo. Basta valorizar as melhores práticas, repetir o que pode ser modelo… e se negar a participar de concorrências com outras 20 agências!…
 
O grande destaque do Congresso ficou por conta da Graziela Di Giorgi. Desconhecida para a maioria da plateia, dava até pra ouvir alguns perguntando "quem é essa moça?". Rapidamente, ela conquistou um público exigente, trouxe informações novas e relevantes, provocou a plateia e respondeu de forma brilhante às perguntas. 
 
Com ela, aprendemos que estratégia, tem mais valor hoje para o cliente do que criatividade. O que o cliente espera é um maior entendimento do seu negócio por parte da agência. E que o segmento digital é um nicho de mercado, que precisa ser assumido pelas agências de live marketing.
 
Um dado interessante para as agências de live marketing… e não para as agências de publicidade: os clientes consideram as agências de live marketing mais confiáveis! O fato de não serem remuneradas por mídia faz com que elas tenham mais imparcialidade e indiquem soluções mais efetivas.
 
 
A assinatura do convênio de cooperação com a Caixa Econômica garantiu que os certificados de autorizações para as promoções serão dados em até 7 dias, ao invés dos 30 a 40 dias. Uma conquista que vai fomentar o mercado promocional. O segmento de ações promocionais agradece!
 
Essas são apenas pinceladas do que foi esta primeira rodada de conversas...
  
 
O próximo passo da Ampro é produzir um documento com todas as conclusões do Congresso e distribuí-lo para as agências e para o mercado como um todo. Depois, um road show será realizado nas principais capitais do país, para contar o que aconteceu neste encontro. 
 
E, se a jornada está só começando, para o Kito:
 
"Agora temos algo que se chama credibilidade! 
Chegamos até aqui na raça. Agora nós podemos convocar o mercado e sabemos que o mercado vai comparecer. A credibilidade vai mudar o nosso movimento. E eu não vou mais precisar abrir um Congresso com estas palavras!…" 
 
 

 

                                                                                                                       
 

 

                                                                                                                     
 
 
 
 
 

 

 
 
Fotos: Guillermo White


Comentários
Nenhum comentário inserido. Seja o primeiro a comentar!

FAÇA SEU COMENTÁRIO

Nome:
E-mail:
Comentário:
Código de segurança:
*comentários considerados ofensivos serão moderados.


< voltar

Editorial
Sob o olhar atento da Diretora de Redação! Nesta seção Fortunée Levi comenta e opina sobre a movimentação e as novidades do mercado.
AUTOR



Fortunée Levi
Diretora de Redação da Tempos & Movimentos.